quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A viagem, parte 2 – A tempestade

Cheguei em Chengdu com 2 horas de atraso, então a KLM me conseguiu uma nova conexão as 13:45 (se o vôo de Amsterdam não tivesse atrasado seria às 12:20) com uma compania diferente, a Sichuan Airlines. Por enquanto nada demais, até que um detector num corredor viu que eu estava com a temperatura alta demais e eu fui levado para a quarentena para medir a temperatura. Aqui eles realmente estão levando a sério esse negócio de Gripe A...

Mediram a minha temperatura 2 vezes, eu estava com 37 e poucos. Examinaram minha garganta e me perguntaram que horas era meu vôo. Como eu tinha pouco tempo eles me liberaram, mas com uma cartilha sobre uma doença e uma máscara extremamente desconfortável para eu usar no vôo. Já atrasado, tive que trocar dinheiro, comprar um cartão telefônico e ligar para o Julian (meu amigo paraibano que ficou de me buscar na aeroporto) avisando do atraso. Devido a essa série de fatores perdi meu vôo e fui transferido para outro às 15:45. Bueno, zanzei pelo aeroporto , subi no avião e decolei. Meia hora depois avisam que o avião teria que voltar devido a “problemas mecânicos” (em pleno ar!). Fora os barulhos estranhos e a senhora rezando do meu lado a volta foi tranquila, hehe.

Uma hora depois eu estava eu outro avião que ficou mais de meia hora parado, até que avisam algo para os passageiros e tudo vira uma bagunça completa dentro do avião. Todos começam a discutir, a xingar, a gritar e eu no meio sem entender nada. Foi avisado algo aos passageiros em chinês que deixou todos furiosos e não se deram ao trabalho de avisar em inglês, afinal, acho que eu era o único não-chinês dentro do avião. Quando todos começaram a pegar as malas e a descer eu fui junto, ai pude perguntar para a tripulação o que ocorreu e eles disseram que o avião não decolaria devido a “problemas mecânicos” (de novo!).

Voltei ao portão do aeroporto sem saber se conseguiria ir a Beijing. A confusão seguia no portão, com os passageiros enfurecidos apontado dedos para os funcionários da empresa, querendo o dinheiro de volta ou querendo uma passagem para o próximo vôo. E eu lá, sem entender nada. Um funcionário me disse que eu iria no próximo vôo para Beijing, mas não me disse como. Após mais de meia hora de confusão, eu estava lá desesperado conversando com uma chinesa que falava inglês e, vendo minha expressão de desespero, resolveu me explicar a situação. Enfim passa um chinês e me diz em inglês para eu correr até o balcão para conseguir trocar a passagem a tempo. Chegando lá vi várias pessoas esfregando seus bilhetes na cara da funcionária enquanto ela anotava os números e entregava bilhetes novos e me juntei ao grupo. Eu só conseguia dizer “Por favor senhorita” em chinês enquanto ela anotava números e trocavam bilhetes desesperadamente. Por sorte um chinês no meio da confusão percebeu minha situação e disse para a moça ajudar o estrangeiro (“laowai” é a palavra para estrangeiro, só o que eu entendia que ele dizia para a mulher). Ela ouviu ele e trocou meu bilhete. Após agradecer meu salvador e a chinesa que conversou comigo corri até o novo portão de embarque e finalmente subi no avião. Finalmente, depois de mais meia hora de demora o vôo sobe, e eu torcendo o tempo todo para que ele não voltasse, hehe.

Por fim, às 22:45 chego na aerporto de Beijing, cansado, sujo, fedorento e abalado psicologicamente. Ainda tive algum trabalho para encontrar minha bagagem (já que ela havia sido despachada no vôo das 13:45) e por fim o Julian não estava mais me esperando. Eu avisei ele de que o vôo atrasaria, mas nem tanto! Não consegui ligar para o celular dele e tive que pegar um táxi até a universidade, que me cobrou o dobro do normal o desgraçado, mesmo eu tentando pechinchar. Cheguei na universidade com chuva, tendo que perguntar em chinês aos guardas onde ficava meu dormitório. Por sorte eles apontaram um coreano que estava a caminho do dormitório e que falava inglês. Cheguei no dormitório, me registrei, entrei no quarto acordando meu colega de quarto japonês (já era mais de meia-noite) e despenquei na cama.

Detalhe: o Julian me esperou no aeroporto até a meia-noite! O problema é que ele estava em um terminal diferente (no bilhete improvisado não constava o terminal em que eu desceria) e a bateria do celular dele havia acabado. Que droga, gastou dinheiro para ir me buscar e esperou cerca de 6 horas no aeroporto por nada. Muito gente boa mesmo esse paraíba.

Bom, essa foi minha triste chegada. Daqui por diante a coisa melhora. Em breve começo a descrever meus primeiros dias aqui. Desculpem por não dar notícias antes, mas o Partidão não é muito liberal com a internet aqui. Tenho que sair agora para comprar um CD para instalar um Windows português no meu computador. Até mais!

6 comentários:

  1. Depois aeroporto no Brasil é q dá problema! Aff...que viagem, heim!! nos nois amplos sentidos da palavra!!

    Bruno me contou mais ou menos tua saga,mas nao imaginava que pudesse ser pior do que eu ouvi!

    Aproveita bastante tudo aí e até janeiro!!
    Beijao!!!!

    ResponderExcluir
  2. Creeeeeeeedo! Ouvi meio distorcida a saga e fora de ordem mas o bom é que vai ter bastante história pra contar pras crias depois! Imagina que sem graça seria se tudo corresse perfeitinho...

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. comprar CD do windows EM PORTUGUES, na China?! uhauahauhauhauhauha Parece piada!!! Cara muito legal assim contanto tudo isso, mas deve ter sido um sufoco einh? hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Meu, que sufoco! Mas, aposto, faz parte de um planejamento do governo chinês para estrangeiros recém chegados ao país, pra ver se eles guentam o tranco! huhauauhauhah

    Que tudo esteja melhor, muito melhor, do que foi nessa tua viagem...

    ResponderExcluir
  5. Porras Chabal, que dureza...

    Eu ía ter começado a gritar e xingar em todas as linguas que eu conhecesse, mas não faria nada..
    Sorte que tu é mais esperto que eu..
    Hehehhee

    ResponderExcluir
  6. Dei algumas risadas quando li o que tinha acontecido contigo, mas imagino que na hora foi complicadíssimo!!!
    Força aí meu querido, que entamos em Prece aqui!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir