quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Muralha 2.0 - Jinshanling e Simatai

Como eu já havia dito, terça-feira nós iriamos até uma seção mais afastada da muralha da China, Simatai, cerca de 2 horas de Beijing. Na verdade fomos até Jinshanling e depois caminhamos sobre a muralha até Simatai. Após ter visto o mar de gente em Badaling e ter me decepcionada com a Muralha para turista ver, as minhas expectativas não eram muito grandes em relação ä viagem deste dia, felizmente me enganei...

Fomos até lá em um ônibus fretado por um canadense. O grupo era formado por mim, 2 finlandeses e 5 canadenses, Ao chegar em Jinshanling ãs 10:00 pegamos o teleférico até o topo dos morros para chegar até a Muralha; já que teríamos 4 horas de caminhada difícil pela frente resolvemos nos poupar de escalar o morro. Chegando lá em cima eu literalmente perdi o fôlego, a vista é simplesmente incrível! O tempo estava nublado e chegou a chover a tarde, mas mesmo assim a vista era impressionante. Havia poucas pessoas no local e a paisagem é mais irregular do que em badaling. Vejam as fotos no orkut e confiram por si mesmos.

Nesta seção a Muralha não foi toda refeita como em Badaling, e há trechos que estão literalmente caíndo aos pedaços. Há partes onde se deve descer da Muralha porque não é possível seguir sobre ela ou porque não há escada para subir na próxima torre. Há torres inteira, torres sem telhado e torres sem parede alguma. Há trechos do onde se anda sobre pedra lisa, outros sobre tijolos irregulares e outros simplesmente sobre as pedras do interior do muro. Enfim, o grau de preservação deste trecho "vareia", mas a norma é que tenha uns 300 anos de idade. Há certo tijolos onde é possível ler a inscrição que o oleiro imprimiu sobre eles. Ã medida que a Muralha se aproxima de Simatai o estado de conservação (na verdade de modificação) vai se acentuando, mas pelo menos ainda é possível ver as pedras originais da dinastia Ming.

Após menos de uma hora de caminhada já estavamos suando e ofegantes de subir degraus altíssimos ou descer escadarias íngrimes. Durante todo o trajeto cruzamos por vendedores oferecendo camisetas, cerveja, água, café, etc. É incrível, eles caminham de um lado ao outro vendendo as mercadorias, e olha que tem mulheres de mais de 40 anos. Imaginem um ser de 45 anos de idade subindo a Muralha todos os dias com uma bolsa cheia de garrafas d'água e subindo e descendo nos dois sentidos da Muralha o dia inteiro atrás de turistas! Após 1 hora de caminhada nós já estavamos ofegantes, como elas aguentam? Uma hora eu disse para uma das mulheres que queria uma cama para descansar, e ela disse que conseguia, 200 RMBs a hora. De onde ela tiraria uma cama? Uma hora de caminhada depois cruzamos por ela denovo! Ela lembrava de mim. "200 RMBs hein! Não vai querer?" Algumas mulheres ajudam os mais velhos a subir ou descer alguns trechos mais difíceis, para depois empurrar-lhe mercadorias é óbvio. A garrafa de água que custa 1 RMB no mercado é vendida por 10 RMBs aqui. Vi uma mulher convencendo um cara em inglês que ele deveria comprar água ("Ainda tens mais 3 horas de caminhada! É muita coisa!"). Quem mandou não ir preparado?

Após 4 horas de caminhada e 30 torres chegamos em Simatai, exaustos mas felizes. O passeio realmente valeu a pena. A paisagem ainda intocada, a presença de poucas pessoas, a muralha menos modificada, vale muito a pena. Quando alguém vier me visitar aqui, com certeza é neste trecho da muralha que vai caminhar.

5 comentários:

  1. Muito massa mesmo!!!!!!!!!!!

    Se um dia eu for de visitar (juuuuraaa!loteria??!!) vou querer ir aí tbm !!

    Estou vendo as fotos no orkut...tudo é bem bonito...só pelo fato de ser antigo já é bonito! :)

    Bons outros passeios!!
    Bjao!

    ResponderExcluir
  2. Rubens Andrade (Ceará)30 de setembro de 2009 às 14:53

    kra... ainda bem q descolasse esse onibus fretado pra ir nessa parte da muralha, lembro do post ond c num tinha ficado mto feliz com a parte dos turistas...
    q blz kra... tenho ficado curioso com a China ultimamente, tenho pesquisado sobre a arquitetura, urbanismo e paisagismo (leia-se faculdade), mas não achei muita coisa, sempre tem mais do Japão... Mas to na procura pois um país como a China deveria ter uma identidade arquitetônica bem mais forte...

    Grande abraço jovem Cusco!!
    Te cuida com os Brigadiano ae!!! iuAHIAuhAIUHAiu

    ResponderExcluir
  3. Que massa hein! Esses china devem ter umas panturrilha que deus o livre... :)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eaí rapaz!

    Será que vou ter que criar um orkut para ver estas tuas tão bem faladas fotos?
    Quando tiveres a imagem de alguma daquelas paisagens das pinturas clássicas (aquelas com montanhas no meios da neblina), me avisa.
    Ai vou ter que pensar seriamente no caso do orkut...

    Abração, meu amigo!

    ResponderExcluir
  5. Mas que tri! Quando eu ganhar na Megasena e for te visitar vou querer passear nesse trecho da muralha :)

    ResponderExcluir