segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ruas no entorno de Yonghegong

Saíndo do templo (12:30) eu pensava em ir direto para Tian'anmen, mas então dei uma olhada no entorno e percebi uma arquitetura bem diferente do que eu estou acostumado, com prédios de no máximo dois andares e formas mais "chinesas" (em torno da universidade só há imensos arranha-céus e condomínios enormes). Resolvi andar nas ruas um pouco, e não me arrependi. É uma zona mais antiga da cidade, ainda não demolida para dar espaço a construções novas como boa parte da cidade já foi. Há váááários restaurantes no entorno (aquela rua com lanternas vermelhas no álbum), vários deles com fachadas bem típicas. Também há bastante variedade de comidas regionais, com restaurantes com comidas típicas de diversos locais da China. Caminhei com uma ruazinha um pouco maior, vi placas apontando para alguns Huntongs e resolvi entrar em um.

Os Hutongs são vielinhas estreitas onde o chinês mais pobre mora. Tu anda em uma rua grande e vê a placa indicando a entrada de um Hutong. Na vielinha principal até dá para passar um carro. Ai tu olha as entradas das casa e em seguida vê uma entrada que dá para uma viela menor ainda, repleta de portas de pequenos cômodos e bicicletas na frente (aqui elas são onipresentes). E assim vão se ramificando os Hutongs. Não são lugares miseráveis, algumas vielas tem uma infraestrutura bem legal. Aqui dá pra ver a vida do povo comum: as cozinhas imundas de alguns restaurantes, biboquinhas vendendo comida, lojinhas, casas de um cômodo só e dois beliches, alguns banheiros públicos (vários buracos no chão, sem muita divisória e sem torneira), pessoas fazendo "puxadinhos", etc... Ao contrário do que eu pensava, as pessoas no Hutongs não ficavam me encarando como se eu fosse um alienígena (ao contrário das pessoas no metrô: moram em uma das maiores cidades do mundo, repleta de estrangeiros, e parece que nunca viram alguém de olho grande). Chegou uma hora que eu não sabia mais para que lado ir e acabei saíndo em uma rua grande qualquer, mas em seguida achei a estação do metrô. Saíndo do Hutong comi em um restaurante simples (não tive coragem de comer em uma biboca do Hutong), com o cardápio todo em chinês e sem foto. Reconheci no nome de um prato o peixe, o arroz e os vegetais, ai pedi né. Bem bom, agridoce e apimentado (falar em comida e pimenta em Beijing é quase redundância).

Sinceramente, apreciei mais andar nestas ruas mais simples do que caminhar na Muralha superlotada. Até conversei com a mulher de uma fruteira que me vendeu um pêssego gigante. Ela me perguntou se eu era norte americano (É estrangeiro? Deve ser estadunidense) e me ensinou algumas medidas de peso. Com certeza pretendo visitar outros Hutongs, ai ponho mais fotos no kutkut. Após comer fui para a estação de metrô para visitar Tian'anmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário