quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Uma pequena (ou nem tanto) nota a respeito do nome do blog

O nome deste blog é baseado em um famoso romance chinês publicado em 1490 chamado Xiyouji, ou Jornada ao Ocidente. Ele conta a história de um grupo de peregrinos liderados por um monge budista que viaja da China à Índia para buscar escrituras sagradas. Interessantemente, o personagem principal acaba não sendo o monge, mas sim seu discípulo mais poderoso, o macaco Sun Wukong, arrogante, irreverente e meio indisciplinado para um monge. O macaco é um dos personagens mais populares do folclore chinês, sendo suas aventuras constantemente representadas nas óperas de Bejing. Aliás, Goku, o personagem principal do anime Dragon Ball, é inspirado nele. Seu rabo, seu bastão que estica e sua nuvem voadora são todos baseados em Sun Wukong. O próprio nome, Son Goku, é a tradução para o japonês de Sun Wukong.

Para mim este livro foi bastante importante por ter sido o tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso, onde eu procurei analisar a religião chinesa usando o romance como fonte. Além do que, eu simplesmente adoro o Sun Wukong. Assim como ele e seus companheiros (o monge, um porco, um cavalo e um monstro) foram para o ocidente buscar a iluminação, eu viajei ao oriente em busca de conhecimento. Por isso o nome Jornada ao Oriente (東遊記), o mesmo nome do romance porém com um caractere de diferença, 東, leste, ao invés de 西, oeste. Aliás, a tradução mais correta do título do romance seria "Relato da Jornada ao Ocidente", então considerem este blog um "Relato da Jornada ao Oriente".

Por fim, a foto do blog é uma pintura presente no Palácio de Verão (que eu espero visitar em breve) retratando o grupo de peregrinos em sua viagem. Só precisei inverter a imagem para fazê-los caminhar no sentido oposto, hehehe.

9 comentários:

  1. Não sabia do Goku!!! Como não me disseste isso antes? E o título poderia ser Jornada ao Oeste sim, caso tu tiveste atravessado o Pacífico, né?

    ResponderExcluir
  2. Afuder! Quando agente tinha 3(eu) e 5(tu) anos, nunca me passou na cabeça que um dia aquele mijado iria querer ir pra China fazer mestrado. O tempo passou e quase virou médico agora tá ae...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Eu como não entendo nécas de tibiririba de Dragon Ball fico feliz pelas informações!iuaehaeiu

    E (acho) que lembro de ti com esse livro ae, andando pra cima e pra baixo como ele...

    Todos estamos sentindo tua falta por aqui...hj almocei na tua ksa, senti falta do lugarsinho na pontinha da mesa do cozinha...tadinho!

    bjos!

    ResponderExcluir
  4. ah... que profundo! nem sei como vivi até hoje sem isso! uahuahauhauhauhauhau! ok, agora sério! bacana! Ainda acho teu método de aprender chinês uma simples forma de tortura disfarçada! :)

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, não sabia do Goku, mas fiquei de certa forma emocionada com o relato e muito curiosa em relação ao livro.
    Sempre achei muito interessante a cultura oriental e tenho muita vontade de viajar para conhecer mais de perto.
    Conheci o teu blog por meio do meu professor de geografia, o Maurício, e achei muito interessante. Virei leitora.

    ResponderExcluir
  6. Eaí rapaz!

    Esqueceste de dizer que a tua TCC vai ser publicada em outubro.
    Quem sabe o pessoal aqui se empolga, compra tudo, e vira teu primeiro best-seller?

    Abração meu amigo!

    ResponderExcluir
  7. Rubens Andrade (Ceará)19 de setembro de 2009 às 12:07

    Iae sujeito!!!

    Jóia as informações kra!! eh bom quando as coisas fazem sentido... eu plo menos acho... iuaHIUahIUA
    abração campeão! continuo aqui na torcida por uma ótima viagem tua!!

    ResponderExcluir
  8. Este meu carinha de cusco só apronta!

    To te acompanhando aqui rapariga :D

    E usando um método muito interessante (Ctrl+c, ctrl+v[auhauihauihauihauihuiah]) para um dia escrever as aventuras de um brasileiro, decidido a viajar meio mundo ( de verdade ) em busca do conhecimento.

    Um abraço tchê!

    Saudade

    ResponderExcluir
  9. Este método Ctrl+c, ctrl+v é muito usado por jornalistas e estudantes.

    Isso só para fins de esclarecimento...

    ResponderExcluir