quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Aulas de chinês e Rugby

Olá para todos os que acompanham. Como vocês puderam notar (pelo menos aqueles que acompanham este blog com alguma frequência) eu não tenho escrito com tanta frequência quanto inicialmente. Agora começaram as aulas e eu realmente tenho que estudar, não tendo mais tempo de sair andando pela cidade toda hora. Agora que começou minha rotina de estudos a frequência das postagens vai baixar, mas com certeza escreverei mais de um texto por semana.

As aulas estão indo bem. São todas em chinês, então não entendo boa parte do que os professores dizem, mas estou aprendendo bastante. Hoje mesmo a professora improvisou alguns diálogos com os alunos e eu ficava vidrado prestando atenção no que ela dizia tentando traduzir. Aos poucos eu vou ficando melhor e vou conseguindo decifrar o que ela diz com tanta velocidade. Hoje mesmo eu tenho que transcrever dois diálogos em "hanzi" (os caracteres chineses), copiar cerca de três páginas de "hanzi" (cada um deles 10 vezes) e ainda mandar um e-mail para a professora em chinês, falando sobre qualquer coisa. Além de mim na minha sala há 3 cazaques (um cara e uma guria parecidos com mongóis e uma loira de olhos azuis! Sei lá que mistura que há lá), 2 japoneses, 1 coreano, 1 sueca, 2 franceses, 1 alemão, 1 escocês, 1 irlandesa, 1 finlandesa, 1 inglesa e eu. É realmente um choque uma aula toda em chinês, mas a medida que os professores vão falando eu vou procurando no dicionário as palavras e anotando, então apesar de ser um método um pouco "duro", funciona bem.

Mudando de assunto, ontem a noite eu joguei Rugby! Para aqueles que não sabem, eu sou um apaixonado pelo esporte e era o capitão e vice-presidente do Antiqua Rugby, equipe de Pelotas que está atualmente em segundo lugar no Circuito Gaúcho de Rugby Sevens (http://antiqua.rugby.esp.br/). Então mesmo antes de vir para cá eu já havia pesquisado na internet e encontrado uma equipe de Rugby aqui, o Beijing Devils (http://www.beijingdevils.com/). Ontem, terça-feira, peguei o metrô e fui até o bar onde o time se reune e de onde sai o ônibus que leva os jogadres até o campo de treinamento. Eu ia mais para conversar com os caras e descobrir se há algum time mais próximo de onde eu moro, mas acabei indo junto ver o treinamento. Lá encontrei outro brasileiro que foi lá pela primeira vez também e ficamos olhando o treino. Acabamos nos juntando com os caras , fizemos algumas jogadas ensaiadas e acabamos jogando um pouco (sem tackles muito fortes, já que eles treinam em grama sintética). O treino foi meio bagunçado, sem aquecimento nem alongamento, mas descobri que é porque nenhum dos treinadores principais pode comparecer e porque eles têm um jogo neste sábado contra outra equipe de Beijing cujo nome eu não lembro. De qualquer maneira, achei os treinos do Antiqua (comandados pelo grande Michel), muito melhor organizados. Mas foi bom jogar com mais de 7 jogadores em cada time. Entrei em rucks contra caras muito maiores que eu! Não consegui empurrar muito, mas foi legal, deu para ralar o joelho já. Sábado com certeza irei ver o jogo, mas não sei se vou participar do time, já que é muito longe da universidade. Mas... caso eu não encontre outro time mais em conta... Tenho que jogar Rugby né! Não vou ficar sem isso nem em Beijing, hehehe.

Bueno, por hoje é só pessoal. Eu prometo que outra hora eu escrevo sobre assuntos mais pontuais, tipo a universidade, os trânsito, a comida aqui, os chineses, etc. Mas por enquanto é isso. Vou lá porque eu realmente tenho que estudar, fui!

7 comentários:

  1. Aeww Daniel San massa o blog, já achou um clube de poker por ai ? Abração

    ResponderExcluir
  2. Lol show de bola o blog abraço

    rick antiqua

    ResponderExcluir
  3. Grande Chabal.. mostra para esses China como se joga Rugby com gara! :D

    ResponderExcluir
  4. ae Chabal vai treinando ai que quando tu voltar estaremos jogando union!!!xD

    ResponderExcluir
  5. Ai Daniel! vai um abração do teu Tio Flavio.Hoje almoçei a comida da baixinha incompetente, tinha espinhaço de ovelha do Herval,é lógico! tenho entrado todos os dias
    no Blog, legal mesmo, só podia! Vai dar para montar um livro top, sobre tua saga na China.

    ResponderExcluir
  6. oie daniel!!!
    muito bom ler o blog!!!
    fica bem

    ResponderExcluir
  7. Psss!! Daqui a pouco tu acha um grupo de poker e um de RPG aí... aliás, um dia me conta o que eles acham do RPG!
    Abração!

    ResponderExcluir