quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Dos primeiros dias

Bueno, depois desta chegada não havia como fica pior. No dia seguinte (domingo) apesar de eu ter ido dormir tarde acordei as 6:30 e nada de voltar a dormir. A diferença de fuso é f... Passei a manhã tentando ligar para casa; comprando cartões telefonicos, gastando eles, etc. e nada. Por sorte perto do meio dia o Julian conseguiu localizar o número do meu quarto e veio até a universidade me encontrar. Fomos até o centro comercial no norte da rua da universidade comprar um celular e um número para mim. O cara fala chinês, sabe onde comprar, que preço pagar e como negociar. Que melhor companhia para fazer compras? Comemos uma sopa d legumes com arroz (muuuuita pimenta) e voltei para a universidade com um aparelho novo (o mais barato possível) e um número novo.

O centro comercial é realmente muuuuuuuuuuuuuito grande. Imaginem um prédio de mais de 30 andares apenas para vender aparelhos eletrônicos. Cada andar é especializado em um item (celulares, computadores, mp3 players, etc...) e cada um deles é repleto de bancas com centenas (se não milhares) de vendedores. Tu anda pelos corredores e eles ficam oferecendo os produtos, vêm atrás de ti falando chinês e arriscando um chinglish ruim. É muito grande mesmo. Ah, e pouca coisa tem preço. Na maioria das vezes tu pergunta o preço e então começa a pechinchar, porque o preço inicial sempre é bem maior que o final. Por sorte fui com um negociador profissional.

Enfim, no fim do dia consegui falar com a Bruna e com minha família através do Voipraider. Estava muito ansioso e finalmente pude contar como foi minha chegada catastrófica.

Entre segunda e hoje eu fiz minha matrícula, abri conta no banco da China para receber minha bolsa, fiz o teste de nivelamento para as aulas de língua chinesa (e fiquei no nível 2), fiz compras básicas no Carrefour (aqui é Jialefu), assisti palestras para os alunos estrangeiros em chinês (sim, eu e mais uns quantos ficamos boiando durante toda a palestra), fui num restaurante brasileiro comer de graça porque era 7 de semtembro (com chineses pilchados servindo espeto corrido! Huahauhauhauahu), comi um melão no palito, e assisti uma apresentação de acrobacia chinesa simplesmente incrível. Também conversei bastante com meu colega de quarto, Daisuke, que ficou impressionado com meu conhecimento de Manga, Anime e cultura pop japonesa em geral, seus amigos japoneses (que assim como eu acham ridículo que no filme do Dragon Ball o Goku seja interpretado por um ocidental) e russos, norte-americanos, suecos, etc...

Nos próximos posts eu falo mais sobre a Universidade, a vida no Campus, as ruas de Beijing, os chineses, etc... Pelo menos agora consegui escrever um pouco sobre meus primeiros dias na China. Amanhã vou encontrar um brasileiro no centro de Beijing e sábado vou na Muralha em uma excursão para os estudantes estrangeiros. Agora que eu descobri como burlar a censura do PCC tudo fica mais fácil, hehe. Até breve!

4 comentários:

  1. uhuuu! nível dois! einh?!
    Caramba, a MURALHA! é perto? Pow, logo vamos querer fotos! Hugs!

    ResponderExcluir
  2. Huauauhahha! Chineses pilchados, faço idéia da ceninha, hehehe! E tu que achou que não ia comer carne vermelha por um bom tempo...

    Ah, fotos, fotos...

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Os chineses são todos iguais mesmo????
    auihaeuihaeiu

    Bah!!Vais conhecer a Muralha...taí uma das poucas coisas q eu gostaria de ver por aí ;)

    Beijos, cunha!

    ResponderExcluir
  4. Só não fala de censura e do Partidão. Se tu sumir pela China comé que a gente faz?? huAhaUhaU

    ResponderExcluir