sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Um pouco do outro lado de Beijing

Olá pessoas! Esqueci de mencionar que eu comprei meu PC novo na quinta feira também com a ajuda do Julian, que negociou o melhor preço para mim. Infelizmente ele veio com Windows em chinês e está até agora assim! Baixei o Windows português, gravei o CD mas não consigo instalar porque o PC não da boot pelo CD e o setup está todo em chinês... Por enquanto vou me virando com o Windows chinês, sem poder fazer várias coisas.

Como eu havia dito que faria, hoje fui me encontrar com um brasileiro, o Henrique, logo após eu comprar meus livros para o curso de chinês que começa na segunda feira. O Henrique também conseguiu uma bolsa do governo chinês, mas veio na ano passado. Portanto, está iniciando seu segundo ano de estudos de chinês agora. Conversei com ele pelo orkut antes de vir para cá e combinamos de nos encontrar.

Nos encontramos na estação do metrô perto do templo Lama e ele me levou para uma área bem comercial da cidade, Wangfujing. Lá pode-se encontrar diversas lojas das marcas mais famosas do mundo, com preços proporcionalmente altos. Mas é nessa área também que se encontra algumas feirinhas com aqueles famosos espetinhos que todos ouvem falar. Havia carneiro, galinha, frutas, bichos da seda, etc. Mas só encontramos escorpião em uma banca (segundo o Henrique era para haver mais bancas vendendo isso) e o preço estava muito alto. Então mesmo os dois querendo provar (ele nunca havia provado também) deixamos para outra hora. Também fomos em uma feirinha de bugigangas para turistas onde um chinês viu minha camiseta do Brasil e começou a falar "Baxi!" (Brasil) e o nome do jogadores da seleção (Lonado, Adiano, Lobino, Kaka). Ah, Ronaldinho é Xiao (pequeno) Lonado, hehehe.

Depois fomos para uma região perto da Torre do Tambor, onde há construções mais antigas (na região onde eu moro só há prédios enormes) e vários Hutongs, espécies de cortiços. Lá andamos na beira do lago Bohai, uma região cheia de bares com um visual mais tradicional. Destaco os vários caras que nos abordaram falando em Chinglish "Leidiba! Leidiba!", o que inglês seria Lady Bar. É, é exatamente isso que vocês estão pensando, estavam nos oferecendo prostitutas. Até anunciavam o preço, que variava entre 100 e 200 RMB (algo entre 30 e 70 reais). Só passavamos dizendo "Bu yao!" (Não queremos). Fora este detalhe, muito bonito o lugar.

Por fim, jantamos em um restaurante onde serviam diversos tipos de espetos. Comemos espetos de carneiro e pato. Muito bons e apimentados, hehe. Também tomei uma cerveja chinesa, a Yanjing. Com 3,5 % de volume dá para imaginar a qualidade da coisa... Mas, segundo o Henrique há outras cervejas bem melhores.

Bom, eu teria outras coisas para falar, mas cheguei tarde no dormitório e tenho que acordar cedo para ir à Muralha amanhã, então eu publico outra hora. Quero especialmente falar do metrô e do trânsito aqui. Vou lá então. Qualquer dúvida é só dizer. T+!

6 comentários:

  1. hahahaha
    Lonado, Lobino...
    Mto bom!!

    Bom passeio amanhã!!Tira mtas fotos pra nos mostrar depois...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Massa hein! Legal mesmo. Ainda to esperando um link bem maroto no rapidshare cheio de fotos. :)

    Abração e aguardo novidades!

    ResponderExcluir
  3. poooooooooooooooooorra que inveja!

    eu queria muito comer os espetinhos de bicho nao comestível!

    huaihauiahuaihauiahuai

    ResponderExcluir
  4. baratinhas essas china na China!!!
    hahahahaha!!!

    ResponderExcluir
  5. Opa...meio atrasado mas tô tentando acompanhar teu blog agora na medida do possível...
    N achasse um espetinho de Panda por aí? Hehehe
    Bem criativo o nome 'Leidiba', nem dá pra desconfiar o que seja :D.

    Abração e boa sorte por aí tchê!


    "Lonado, Blilia muito nu Colintias!" \o/

    ResponderExcluir