É, hoje já é sábado e eu disse que em breve iria escrever sobre o feriadão que começou nesta quinta feira, mas antes tarde que mais tarde...
A parada começaria nesta quarta feira ãs 10:00 e, apesar de não haver telões no campus como eu imaginava, todas as televisões da universidade estavam exibindo a dita cuja. Fui ao restaurante às 11:00 e já estava lotado de gente, todos assistindo ã TV. A parada em si já era impressionante, devido ãs proporções, äs sincronização dos movimentos dos participantes, a quantidade de gente envolvida, a organização geral, a imponência das armas exibidas, os sorrisos nada naturais que a platéia selecionada fazia enquanto abanava toda vez que a câmera os focava, enfim. Imaginem o espetáculo de abertura das olimpíadas porém mais sóbrio e bélico. Com certeza apareceu nos noticiários daí. Mas para mim muito mais interessante que a parada em si foi a reação do público no restaurante. Era aplauso a cada 5 minutos! Aparecia um carro mais bonito e o restaurante inteiro aplaudia. Aviões soltando fumaça colorida? Suspiros de admiração e aplausos. Trecho de um discurso de algum político? Aplausos! As universidades apareciam? Aplausos! É realmente incrível. As manifestações que estou descrevendo provavelmente ocorreram em todo lugar onde havia mais de cinco chineses reunidos assistindo o desfile.
Para mim o que foi destaque:
- Um trecho do desfile foi dedicado ao grandes políticos chineses, com uma foto imensa sendo carregada e a audição de um trecho de um discurso seu. Os políticos representados foram respectivamente Mao Zedong, Zhou Enlai, Deng Xiaoping, Jiang Zemin e o atual presidente Hu Jintao. O discurso que recebeu mais aplausos da platéia no restaurante não foi o do Mao, mas sim o do Deng, aquele que disse que enriquecer é glorioso. Tempos de mudança...
- Outro trecho representava as províncias da China, com carros alegóricos representando cada uma delas. Toda vez que um dos carros era focado algum grupo de chineses aplauida, provavelmente os provenientes daquele local. A do Tibete apresentava a cordilheira do Himalaia com muito mais destaque que o Palácio de Potala (antigo centro de poder do Dalai Lama), provavelmente para evitar vincular a provícia ä religião, importante fator no sentimento separatista. E no fim eis que aparece Taiwan! E todo o restaurante aplaude! A situação de Taiwan aqui é que ela se considera um país independente a China a considera uma província. A reação da platéia diante da demonstração de soberania da China continental sobre Taiwan foi interessante, demonstrando a vontade dos jovens daqui de unificação (e controle) com Taiwan.
E foi isso. No resto do dia a parada foi reprisada e foram exibidas reportagens sobre a mesma. No início da noite houve uma seção imensa de fogos de artifício (maior que nas olimpíadas), mas eu perdi de assistir do último andar do alojamente porque estava jantando fora. Sexta, sábado e amanhã ainda haverá pela cidades atividades celebrando o feriado.
Ah, esqueci de dizer. O clima em Beijing até quarta-feira estava muito feio, nublado e poluído. Porém na quarta a noite começou a chover bem forte e a quinta amanheceu com o céu claro e poucas nuvens. Motivos para essa chuva repentina e bem vinda na véspera da parada?
Opção A: Boa vontade de São Pedro
Opção B: Mao Zedong (que a essa altura já virou um deus) pediu para o deus daoísta responsável pela chuva que ele contribuísse para o bom andamento da parada.
Opção C: O centro meteorológico de Beijing bombardeou as nuvens com elementos químicos para forçar a chuva (dava para ouvir os canhões funcionando).
sábado, 3 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Opção C!!!!
ResponderExcluirproximo post tu dá a resposta???
Beijao Daniel (agora acho q nao posso mais de chamar de cunhado...)
hAUAHuAHuaHAUhAUhaUhauAHU o titio Mao anda em qual hierarquia dos deuses será hein?
ResponderExcluiraqui até o Diario Popular dedicou meia página às comemorações na China! Essa festa teve comida grátis?
ResponderExcluirVai por eliminação qnem Show do Milhão....
ResponderExcluir"A" tu tira fora pq naum tem São Pedro pra essas banda oriental ae! (pareço q to falando de Uruguaios.. iuAHIUAhaiuH)
"B" Pouco Provável... mas ainda há chances...
"C".... bueno... se quiser pedir as cartas... ou pular!!! iuaHIUAhiuAHIuahIUAHIA
Abração cusco!!!
Força sujeito, e a saudade a quantas anda?