Uebas, melhorei da gripe (eu acho) e aproveitei para comprar roupas para o inverno, já que aqui já está fazendo 6 graus de manhã. Comprei calça, jaqueta, luvas e botas muito barato, mas não antes de cansativas e longas sessões de barganha. No fim eu ainda devia comprar um tênis novo mas não aguentava mais tanta barganha. Infelizmente terei que voltar ao mercado quando os meus tênis desintegrarem-se. Como eu não tenho muitas novidades além destas compras, vou reproduzir aqui um trecho do último post do blog do Henrique Campolina (o brasileiro de que eu já falei que também mora aqui) que fala sobre as comemorações dos 60 anos da República Popular da China e sobre a censura na internet por essas bandas.
--------------------
60 Anos de República Popular da China:
O meu blog nunca foi um blog de teor político e vai continuar assim. O que eu faço aqui é relatar as minhas experiências morando aqui em Beijing e eu prefiro manter ele nessa linha, no entanto é pertinente que eu comente sobre algumas coisas nesse post. Bem, no dia 1 de Outubro a República Popular da China completou 60 anos de fundação. Pra entender um pouco sobre isso vocês podem ver nesse link no site da Globo um pouco a respeito da história e ver um vídeo dos desfiles militares que ocorreram no dia na parte da manhã. Graças a essa comemoração, Beijing no último mês esteve em constante mudança. Foi linha nova de metrô aberta, segurança triplicada pela cidade, novas construções, voluntários do governo pra todos os lados, coisas relacionadas aos 60 anos nas ruas, nos outdoors, no cinema, enfim...
Começando pelos ensaios, o governo já ensaia a cerimônia faz muito tempo, porém nos últimos 2 meses intensificou os ensaios de tal forma que chegou a no final do mês de Setembro a fechar ruas, parar linhas de metrô e transporte público uma vez ou duas por semana depois de certos horários (normalmente depois de 4 horas da tarde, ou em alguns dias na parte da noite). Não foram tantos dias onde isso aconteceu, mas ocorreu de em algumas sexta-feiras ou domingos o metrô parar depois de certo horário, assim como ruas serem fechadas em pontos cruciais da cidade, e isso trouxe uma dor de cabeça… Me recordo de um Domingo onde demorei mais de 3 horas pra chegar em casa em um percurso que demoraria 40 minutos. Ou outra vez que fiquei no meio do caminho da linha do metrô porque simplesmente fizeram o metrô não parar na estação onde eu precisava de descer. Tenho um amigo que um dia após voltar de viagem simplesmente ficou preso na rua, porque fecharam as ruas que iam do trabalho dele pra casa dele e não tinha como voltar pra casa. O que os policiais falaram foi: “Só amanhã.” Complicado né? Felizmente isso só aconteceu por poucos dias, e por mais que eu ache que o governo pegou um pouco pesado pra preparação da cerimônia eu respeitei na medida do possível tudo isso.
Sobre a cidade muita coisa foi modificada, em todos lados era possível (e ainda é) ver algo relacionado aos 60 anos, no cinema parece que só tavam passando filmes Chineses, na loja de DVDs perto da minha casa, DVD americano novo não chegava, a censura na internet piorou e o patriotismo Chinês ficou em alta de forma impressionante. Nos dias que antecederam a comemoração muita preparação e mistério a respeito da cerimônia que ocorreria no dia primeiro de Outubro. A segurança foi aumentada principalmente em pontos críticos da cidade, em especial arredores da avenida onde a passeata do dia ocorreria, assim como arredores da Praça da Paz Celestial onde a maior parte do evento aconteceu. Fui um dia em Wangfujing e simplesmente vi um tanque da SWAT parado perto do metrô, com policiais do grupo também totalmente equipados por ali, chegou a assustar tanta segurança pela cidade… Vi alguns dias vários caças passando por cima de onde eu moro, e em alguns pontos da cidade a presença do exército era vista também.
Sobre a cerimônia algo interessante, uma cerminônia que teoricamente seria para o povo que não teve participação do mesmo… No dia primeiro de Outubro Beijing não tinha metrô, ônibus, carros normais estavam proibidos de entrar em vários pontos da cidade, e o que a maioria das pessoas fez foi ficar em casa assistindo a cerimônia, ou nas ruas nos lugares onde se era possível visitar, bem longe de onde tudo estava acontecendo. Um pouco irônico a Cerimônia não ter participação da população, mas imagino um evento nessas proporções com milhões de Chineses querendo ver nas ruas e chegar mais perto, simplesmente inviável e impossível. Na parte da manhã desfile militar, tanques, aviões, exército de todos os tipos, caças, desfilavam na frente da Praça da Paz Celestial e seguiam uma avenida muito importante da cidade. No link do site da globo que eu postei lá em cima vocês podem ver um pouco do que ocorreu de manhã. Depois veio o presidente, desfilou com roupa similar ao que costumava usar Mao Tse Tung, e no mesmo carro onde ficava em pé dentro do carro gritando:
“Olá companheiros! Vamos trabalhar duro!”
Não sei como ele não ficou sem voz, porque ficou repetindo isso ao longo de uma avenida gigantesca, olhando para os lados onde 200 mil Chineses ligados ao partido, exército e afins estavam. Eu assisti durante um tempo mas fiquei cansado, só fui ligar a televisão de novo na parte da noite onde a cerimônia principal ocorreu. Muitos fogos de artifício, cantores famosos, apresentações. Algo bem no estilo dos Jogos Olímpicos, bem bonito o espetáculo. Abaixo um vídeo do Jackie Chan com uma cantora Chinesa fazendo a apresentação de uma música sobre a China durante a noite do dia 1:
http://v.youku.com/v_show/id_XMTIyNTcwMTky.html
Os 60 anos da China representam muita coisa, mas essa comemoração acima de tudo demonstrou que a China está mais forte do que nunca. A maior força militar mundial, potência econômica, que se desenvolve a índices assustadores e muda em uma velocidade impressionante. O que é interessante é observar essa cerimônia que desperta mais ainda o patriotismo do Chinês (que já é muito), e ver a China “comunista” dos dias de hoje. A China comunista que tem 60 anos já passou por vários períodos de transição, e continua a mudar. Cada vez mais o que vejo é que o comunismo continua existindo na essência do governo, das forças militares e tudo mais. No entanto o que se vê com relação ao consumismo principalmente chega a espantar. No site do maior portal de vídeos Chinês, Youku, junto aos vídeos das comemorações de 60 anos e videoclipes relacionados , é possível se ver a logomarca da Coca-Cola estampada nos banners do site assim como a logomarca da empresa Midea. Comunismo? Na Grande Muralha no trecho de Badaling, o governo acaba de abrir uma filial do… KFC! Uma das maiores redes de fast-food dos Estados Unidos. Assim como ao lado foi aberto uma cafeteria da rede Starbucks, também conhecida mundialmente. Até que ponto vai o Comunismo Chinês? Eu realmente não sei falar, mas eu tenho certeza que os próximos anos nesse país vão ser de muitas mudanças e eu fico feliz em estar aqui. Acho que estou no lugar certo, na hora certa.
Falando sobre outro assunto sério e importante, censura na internet...
Censura na internet Chinesa:
Imagino que a maioria das pessoas já saiba que a internet na China é controlada pelo governo, controlada através de um sistema de censura que a cada mês que passa fica mais rigoroso e difícil de ser burlado. Antes das olímpiadas muitas críticas foram feitas ao governo Chinês principalmente pelo fato de portais internacionais de emissoras de tv, jornais e afins terem sido bloqueados alguns meses antes dos jogos, algo que nem possibilitava que os jornalistas fizessem o seu trabalho. Com várias críticas e o mundo voltado pra China o governo desbloqueou vários sites na época dos jogos, a internet na Vila Olímpica tinha menos filtros que a de quem morava fora dela. Mesmo assim havia melhorado muito de uma forma geral.
Bem, os jogos acabaram já faz 1 ano e muita coisa aconteceu nesse período. Dois acontecimentos em especial fizeram o governo adotar um bloqueio ainda mais rigoroso do que o bloqueio anterior, com os problemas no T.ibet e o ano de 2009 sendo o ano da celebração dos 60 anos da República Popular da China o governo Chinês adotou um bloqueio mais rígido. Twitter, Facebook, Youtube (bloqueado totalmente desde Março), servidores de blogs como blogger, blogspot, wordpress, e muitos outros sites todos foram completamente bloqueados… O google vive caindo, de vez em quando bloqueiam algum outro portal estrangeiro e assim vai. O que é verdade é que a internet já serviu pra Chineses articularem protestos e quebradeira por aqui, quando existiam estrangeiros fazendo protestos em favor ao T.ibet e em especial grupos Franceses fizeram várias declarações contra a China, muitos dos internautas Chineses passou a nutrir um certo tipo de desgosto ao país. Resultado disso? Quebradeira na rede de supermercados Francesa Carrefour… Não acho que o acesso a informação do povo Chinês (e dos estrangeiros como eu que moram aqui hahahaha) deva ser tão controlado, mas controlar 338 milhões de internautas deve ser uma tarefa meio complicada.
Os programas que os estrangeiros costumam utilizar pra burlar o bloqueio já não funcionam mais, eu por exemplo conseguia abrir o youtube até semana passada mas agora nada funciona… Todos os provedores de internet Chineses estão com filtros novos e um bloqueio muito mais pesado.
E pra terminar sobre esse assunto o governo estava propondo uma medida de que os usuários dos maiores portais Chineses só pudessem fazer comentários sobre notícias, em fórums, ou registrassem contas de e-mail e afins fornecendo dados como carteira de identidade e impossibilitando que participações anônimas fossem feitas. Mas a medida logicamente foi polêmica e ainda não entrou em vigor. O mesmo aconteceu pra uma outra medida onde o governo disse que todos os computadores vendidos passariam a vir com um software de bloqueio, que segundo o governo Chinês tinha o intuito de proteger crianças contra a pornografia e conteúdo impróprio de forma geral. Mas claro a intenção do software era censurar ainda mais a rede, a medida foi adiada depois de governos como os EUA criticarem a medida e fabricantes de computadores terem ficado indecisas quando ao produto.
--------------------
O link para o blog do Henrique é http://www.perdidonachina.rg3.net/
É isto então, espero não ser consumido pela secura e pelo frio do inverno vindouro, hehehe. Um esclarecimento, o vídeo que o Henrique indica está hospedado no Youku, o equivalente chinês do Youtube, já que este último é bloqueado aqui.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que bom que tás melhor! Tudo o que não queremos é um Daniel morimbundo pela China longe do nosso amado SUS! hahahaha! Se bem que aqui tu tinhas o PREVIPEL! que beleza!
ResponderExcluirMuito bom o material do teu amigo... meio perdido, mas bom!
Eaí rapaz!
ResponderExcluirSó para o pessoal que acompanha o blog ficar sabendo a respeito da apresentação do lançamento do livro (que perguntasse a algumas semanas), foi aquilo que te mandei por e-mail - mais emocionante que a formatura!
O Profº Fábio disse que você estava presente "mentalmente" e comentou sobre sua "aventura" na China. Fosse lembrado também na minha apresentação, onde comentei sobre a importância do nosso Grupo de Estudos de Extremo Oriente para a nossa formação acadêmica.
Quando voltares obrigatoriamente terás de aparecer em um encontro destes e falar das tuas experiências por aí, pois o pessoal ficou bem curioso a teu respeito!
Bem, vou continuar lendo o resto dos posts (estou retomando minhas leituras por aqui e estou bem atrasado...)
Abraço!
OBS: Ainda bem que já estás melhor! Mas vê se te cuida com as gripes suínas, aviárias, bovinas, símias e anfíbias que tem por aí!
e aí?
ResponderExcluirtudo bem?
to com saudade de ler coisas novas no blog!
escreve aí?
Iae sujeito...
ResponderExcluirQue bom q está melhorando dessa menstruação ae... mas te recupera bem antes de continuar a dar banda desnecessária por ae nego!
Veio... sobre o post... muito massa!!! novamente informações "a lot" pra nos situarmos em uma outra cultura e fazer algumas conexões com coisas que as vezes não se encaixam só por ouvir falar...
Massa veio... o dia que der, continua a fazer isso... informações!!!
Abração meu velho!!! depois de um tempaum sem postar... to de volta, acompanhando as aventuras!!!
ô Daniel, e aí,
ResponderExcluirjá não aguentamos mais de saudades das tuas histórias e aventuras!!! Será que cortaram de vez todos os proxys irregulares??
Um grande abraço cara, força, saúde, e na torcida que o governo chinês deixe tu postar no blog!!!!!!
e as novidades no blog????
ResponderExcluirBom, sou mais a engrossar a fila para que tu consigas voltar a postar no blog!
ResponderExcluirEspero que esteja tu bem contigo!
Abração