quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dos clubes da universidade

Hoje depois do almoço fomos na praça em frente ao prédio das Ciências Humanas porque havia muita gente lá e várias "banquinhas". Examinando de perto descobrimos que eram os diversos clubes e associações de alunos que estavam fazendo sua propaganda. É como aqueles clubes que aparecem nos filmes estadunidenses de basquete, futebol americano, cheerleaders, xadrez, computador (estes dois últimos sempre reservados nos filmes aos "loosers"). Dentre alguns dos clubes aqui havia Tenis, Badminton, Criquete, Futebol Americano (vou ter que criar o de Rugby) Kendô, Kung fu, Taichi chuan, mágica, jogos chineses de tabuleiro, carros, chá, música, dança, Hip-Hop, música, teatro, caligrafia, instrumentos musicais tradicionais, cultura pop japonesa, Ópera de Beijing, História, Estatística, Economia, Astronomia, Meio Ambiente e por ai vai... Acabei pegando o contato do de História e o de caligrafia (com pincel de pêlo de cavalo, tinta nanquim e tudo; bem que eu podia melhorar a minha caligrafia em português também, mas isso fica para outra hora). Não me juntei com o de jogos de tabuleiro porque o horário deles colidia com as minhas aulas, mas que queria muito jogar Weiqi (mais conhecido no Brasil pelo nome japonês, Go. Informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Go). Me interessei também pelos instrumentos tradicionais, mas não havia o que eu queria, o Erhu, uma espécie de violino de 2 cordas.

Achei realmente muito legal a feirinha. Havia muitos estudantes passeando por ali e se inscrevendo nos diversos clubes, pessoal do Hip-hop dancando, bandas tocando (tocando muito mal musiquinhas pop-rock estadunidenses, mas tocando), gente fazendo mágica, improvisação de teatro, a presentações de kung fu, etc. O pessoal abrodava todo mundo, oferecendo flyers a respeito do seu clube. Pena que nas universidades brasileiras não há nada parecido, seria algo bem legal.

Já que não escrevi muito hoje e fazem 3 dias desde o meu últimos post,então vou finalizar com o link para um vídeo realizado por um chinês da parada do dia primeiro de outubro. O clipe é muito bonito e permite se ter uma noção do que foi a parada. Até a próxima!

http://vimeo.com/6853452

7 comentários:

  1. Bá que massa! Falta isso aqui, imagina o clube da engenharia onde eu teria gente pra conversar sobre as coisas que eu estudo?!?!?! :D:D:D:D:D:D huahauhauah

    Abração manoso!

    ResponderExcluir
  2. Bah, mt tri o videozinho!! Vi até um chinês bonito :p

    E qts armas, né?

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!Isso seria ótimo aqui no Brasil...bah!!como seria bom mesmo!!

    Não é algo dificil de se fazer, só falta vontade dos universitários mesmo!

    Tô lendo na grafica,portando não consigo acessar o video, mas em casa eu vou olhar.

    Abração Dani!!

    ResponderExcluir
  4. Muito tri Daniel,

    eu queria ver o grupo dos instrumentos musicais, e o do Meio Ambiente, quais seriam as demandas na China comunista??
    A constante poluição de Beijing deve ser um tema, não?

    Mas a pergunta que te faço mesmo: é verdade que faltam mulheres jovens na China??

    Um abraço forte gurí!!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a idéia muito boa! Sempre me perguntei o porquê de não haver esse tipo de iniciativa nas universidades brasileiras (pelo menos as que eu conheço) e a resposta a qual eu cheguei é simples, talvez simplista: as nossas IU não possuem um caráter universal, na literal acepção do termo, de interação, troca de experiências e conhecimentos. Os cursos ou faculdades daqui existem enquanto ilhas do saber que se comunicam parcamente e as grades curriculares tendem muito á especialização, o que dificulta e muito uma interação mais lúdica, ou nem tanto, entre os estudantes. Tais atividades, no caso daí, são de iniciativa discente, mas devem possuir um incetivo grande por parte da reitoria, principalmente em estrutura física para a realização dos projetos, o que pra nossa realidade parece estar bem longe de acontecer. (Existem instituições conhecidas nossas que não possuem salas de aula suficientes paras as turmas, imagine se teriam para a realização de tais atividades extra-curriculares???).

    Bah, escrevi demais, tsctsctsc! O vídeo é muito bom! Nas tomadas mais distantes fica a impressão de que é tudo boneco feito de massinha de modelar, hehehe!

    Fica bem,
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Wow! Hip Hop chinês! Essa eu queria ver! Pow!! Não tinha nenhum clube de RPG einh? Aqui no IFSul temos clube de Xadrez, CTG, Escoteiros, Computador, Estudos Bíblicos, Teatro, Coral, Basquete, Musculação, Volei, Futebol, Handebol, Condicionamento Físico, Atletismo e a Oficina RPG!! ;) Não temos a organização e o apoio para termos folderes e banquinhas! Mas concordo com o Emmanuel em tudo quanto as Universidades! Eita povinho fechado! Na ESEF existem grupos de atividades físicas voltadas para a sociedade, na letras tem alguns cursos de línguas... e acabou! Ah, tem a assistência jurídica gratuíta e os médicos, dentistas e enfermeiros... mas aí o acesso é complicado.
    Continuo esperando que tu me fale algo do RPG na china! Bração!

    ResponderExcluir
  7. Ahhh! Sobre o vídeo! Fiquei com medo!!!! Ui! Aquela gente sorrindo e se movendo assustadoramente em sincronia em meio às armas! 18 tipos de medo!

    ResponderExcluir