sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barganhas, templo daoísta Dongyue e restante do feriado

Devia ter escrito este texto há 2 dias, mas acabei deixando para depois.

No dia seguinte ã nossa ida à vila Chuandixia resolvemos passear mais no centro de Beijing. De manhã saímos para ir até a cidade subterrânea, um complexo de tuneis construído na década de 70 por ordem do Mao para servir de abrigo para a população de Beijing em caso de guerra nuclear entre a URSS e os EUA. O complexo é uma cidade completa, mas atualmente está fechado para visitação, o que frustrou nossos planos. Resolvemos ir até Tian'anmen, porque os carros da parada ainda estão (ou estavam até terça-feira pelo menos) estacionados lá, porém desistimos. Tian'anmen é a maior quadra do mundo, fica no centro da cidade, era feriado, os carros da parada estavam lá, existem pelo menos uns 6,3 bilhões de pessoas na China, resultado: um mar de pessoas indo para lá. Para chegar na quadra não é possível atravessar a rua, deve-se seguir por túneis que ligam as ruas ao redor a ela. Desistimos quando vimos o a multidão na nossa frente, era muito trabalho apenas para ver os carros. Acabamos indo em Qianmen (não antes de sermos parados por um chinês que queria tirar uma foto com a sueca), o calçadão comercial que fica em frente a Tian'anmen. Passeamos pelas lojas, almoçamos em um restaurante bem simples (e bom) e fizemos algumas compras. Comprei uma bolsa para mim, verde e com a estrela do partido e a inscrição "Servir o povo", bem coisa de turista mesmo. Eu precisava de uma pasta para carregar minhas coisas e esse tipo é a mais barata. É óbvio que eu tive que barganhar, o preço começou em 65 RMBs mas baixou para 25 RMBs depois de uns 15 minutos de barganha, com direito a cara de brava da vendedora!

Por fim acabamos indo ver o templo daoísta Dongyua. Como qualquer grande templo chinês, é constutuído de vários pavilhões separados por pátios grandes. O destaque aqui são os 76 departamentos dos deuses. Para cada um há um "quartinho" com algumas estátuas e uma explicação. Entre os departamentos pode-se encontrar o referente aos mamíferos, às criaturas aquáticas, ao vento, ao mar, ao clima, às punições ou recompensas pós-morte, à criação dos filhos, aos 15 tipos de morte violenta, aos maus-espíritos, àqueles que morreram injustamente, à assinatura de documentos oficiais (na terra ou no além), ã fiscalização dos mandarins, ao fundador do templo, à relação entre monges budistas e padres daoístas, à contagem dos dias de vida dos seres vivos, etc. Em frente há cada departamento há uma urna para a colocação de incenso e uma caixa para doações em dinheiro. Caso alguém tenha algum pedido é só depositar o dinheiro na minha conta que eu acho o departamento mais adequado lá, hehe. Além dos departamentos há também alguns pavilhões dedicados a alguns deuses mais importantes, alguns sinos e várias estelas com diversas inscrições, mandadas fazer pelas personalidade que doaram dinheiro para o templo e, obviamente, queriam deixar isso registrado. Algo interessante é a enorme quantidade de amuletos pendurado em um corredor do templo. Quem quiser pendurar um deve comprar o amuleto, escrever seu nome nele e pendurar no templo para conseguir alguma coisa que queira. Eu queria comprar um para levar comigo, mas infelizmente vem um colar de jade junto, ai o preço é de 100 RMBs.

Bom, acho que de templo é isso ai. Nesse dai ainda, quando voltava para a universidade, comprei os 3 volumes do "Senhor dos Anéis" em inglês, novinhos por 45 RMBs (R$ 13,00) com um vendedor ambulante. O preço inicial era 70 RMBs, e se eu tivesse barganhado mais acho que teria conseguido levar por uns 30, mas quando o preço baixou para 45 eu simplesmente levei, é muito barato!

Durante o resto do feriado eu não sai mais para pontos turísticos. Na quarta visitei uma livraria enorme (a maior que eu já vi) e acabei comprando guias de Beijing e livros para aprender chinês. De noite houve uma festa aqui no dormitório. Fiquei a maior parte do tempo conversando com 4 congoleses e 1 canadense que morou no Brasil 1 ano e fala muito bem português. Mais no fim encontrei um colombiano e não consegui falar espanhol com ele! A minha cabeça estava tão cheia de francês que eu não conseguia articular nada em espanhol, incrível! Depois disso saímos para um karaoke (sim, eu também achava que isso era coisa de japonês) e depois fomos num bar ali perto. Fiquei a quinta feira inteira no quarto estudando e mexendo na INTERNET. E hoje voltaram as aulas! E amanhã também tenho aula, para recuperar o feriadão, que coisa boa hein! Agora volta a rotina de estudos e diminuem as novidades. Vou ver agora começo a escrever alguns textos menos narrativos e mais reflexivos a respeito dos diferentes aspectos da China, vamos ver...

Respostas:

- Vou avisar a Ellen do teu interesse nela Rubens, mas já aviso que ela tem namorado. E sim, só como comida chinesa nas cantinas daqui, que é muito boa e extremamente apimentada. Quando eu voltar para ai os acarajés da redenção vão ser fichinha. De vez em quando eu compro uns miojo, como todo chinês.

- Tio Flávio, fico tri feliz de saber que meu blog te inspirou a criar o teu. Estou acompanhando também.

- Rodrigo, como foi a apresentação e o lançamento do livro?

- Emmanuel, realmente, que diabos eles fazem com nossas fotos???

4 comentários:

  1. PRIMEIRO! \o/ hehe...

    Que tri! Cantasse alguma coisa no karaokê? Realmente aqueles templos com milhões de estátuas tão bem legais com os simbolismos e afins.

    Tens que aprender a falar russo tchê, aí sim te do minha coleção de tazo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem! Quero a bolsa servir ao povo :)

    ResponderExcluir
  3. ola! tem o departamento do deus que aprova em seleção de mestrado ou concurso público? hehehe!
    o bruno tem uma coleção de tazo? wow!!!

    ResponderExcluir
  4. 25 RMBs pela bolsa "servir ao povo"? Também quero! :D (só que eu quero uma vermelha, pra ser bem cumunista mesmo!)

    Já estou com o livro em mãos e todos já fizeram o X nele, só falta o teu! ;)

    ResponderExcluir