domingo, 1 de novembro de 2009

Ópera de Beijing e neve

Durante esta semana não aconteceu nada de muito interessante, aulas, estudos, etc. Porém, ao chegar na aula na sexta-feira a professora avisou que estava ocorrendo um encontro de sinologia na universidade. No intervalo da aula fui até onde o tal encontro estava ocorrendo e acabo descobrindo ser este O "Encontro Internacional de Sinologia", um encontro de sinológos do mundo todo que ocorre bianualmente aqui na universidade. E não que ao chegar lá eu encontro um tal de Michael Loewe dando uma conferência, simplesmente uma das maiores autoridades no mundo atualmente a respeito de sinologia (coordenador do calhamaço em 13 tomos "Cambridge History of China", a bíblia da sinologia). Porra! Como é que niguém me avisa com antecedência de um evento desses??? Acabei ficando lá o resto da manhã e perdi o resto das aulas de chinês. O evento ocorreu na sexta, sábado e domingo e consistiu de diversas palestras e mesas redondas de chineses na sua maioria, mas também de sinólogos de diversos outros países. Acompanhei a mesa redonda entitulada "Sinologia e História" na sexta-feira a tarde (de 13 falas entendi as 3 que foram em inglês) e no sábado de manhã (desta vez mesmo os estrangeiros estavam falando chinês, então foi difícil a coisa).

Mas o melhor ainda estava por vir, no sábado a noite houve uma apresentação de ópera de Beijing! Como para todas as atividades a entrada estava liberada eu achei que para está também estaria, grande erro... Era necessário ter um bilhete para entrar, e sabe-se lá como se conseguia o maldito bilhete. Tivemos que encher o saco do porteiro e esperar uns 15 minutos no frio até ele no liberar a entrada porque estavam sobrando vários lugares. E realmente valeu a pena insistir. A Ópera de Beijing é um espetáculo de teatro, música, dança e acrobacia ao mesmo tempo, alternando atuações dramáticas, danças alegres (ou não), lutas coreografadas, etc. As atuações são sempre cantadas, com gestos altamente estilizados e repletos de sutilezas. A maquiagem e figuro é exuberante e repleta de simbolismo, refletindo a personalidade da personagem. A orquesta conta com um coral também e, neste caso, utilizava-se de instrumentos da orquestra ocidental misturados com os instrumentos tradicionais chineses. Na ocasião foram encenados trechos de 4 óperas famosas, na maioria com histórias tristes. Enfim, não adianta eu ficar tentando descrever aqui, só vendo para se ter uma idéia. No filme "Adeus minha concubina", de Chen Kaige (o DVD pode ser locado na "Imagem" em Pelotas), vocês podem ver alguns trechos da ópera de mesmo nome (e que também foi encenada aqui, eba!). Infelizmente não levei a máquina fotográfica, mas eis algumas fotos por cortesia do google: http://images.google.com/images?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&hs=EGb&q=beijing+opera&lr=&um=1&ie=UTF-8&ei=j5LtSpmdN86AkQWesaWIDw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CCkQsAQwAw

Também encontrei no Youku uma ópera inteira. Dificilmente vai interessar a alguém vê-la inteira, mas a quem interessar dêem uma olhada em alguns trechos pelo menos para se ter idéia. E sim, as vozes são bem irritantes, mas o conjunto todo é muito legal, hehe. Eis o limk: http://v.youku.com/v_playlist/f3378021o1p7.html

Bueno, os meus planos para este domingo eram acordar tarde, atualizar o blog e passar o resto do dia estudando. Mas eis que ãs 10 da manhã, no momento em que eu me acordo com o barulho do Daisuke e vou me virar para seguir dormindo ele me diz que está nevando. Estava previsto um pouco de neve para a madrugada, mas eu não esperava que fosse seguir nevando de manhã. Eu abro a janela e, UAU! Neve! Muita neve! Cobrindo as árvores todas em frente ao alojamento! Não deu outra, me vesti na hora e sai para ver a neve lá fora. É a primeira vez que eu vejo neve caíndo na minha vida então fiquei maravilhado! Eu não era só eu que estava emocionado com a neve, no gramado em frente ao prédio de ciências humanas (coberto com uns 20 cm de neve) vários alunos faziam bonecos de neves e guerra de bolas de neve. Consegui tirar fotos lindas da neve cobrindo a vegetação do campus. Realmente, a neve é tão bonita quanto parece ser pela televisão e fotos.

A neve não é comum em Beijing por causa do baixíssimo indíce de umidade aqui e hoje não estava tão frio assim (de manhã estava cerca de 0 graus). Mas a chuva que estava caíndo ontem acabou propiciando este espetáculo incomum para esta época, uma neve grossa e abundante, mas muito úmida por causa da temperatura relativamente alta. Vários galhos de árvores caíram no campus por causa do peso da neve em cima. Bom, se tudo correr normalmente com o clima aqui talvez eu só veja neve de novo em dezembro ou janeiro agora, e isso se nevar! Há invernos aqui em que não neva nada.

Após o almoço ainda voltei ao gramado com os 2 finlandenses e a lituana, que riam de mim o tempo todo porque eu parecia uma criança. Afinal, eu era o único ali que nunca havia visto neve na vida. Fiz meus 2 primeiros bonecos de neve (um em tamanho de gente junto com os outros e um bebezinho criação minha, hehe), fiz várias bolas de neve e até comi uma. Agora eu entendo o que é a tal da bola de neve dos desenhos animados! Se tu fizer uma pequena bola de neve e começar a rolar ela, eventualmente ela fica enorme. Vi uns 5 chineses rolando uma bola com mais de um metro de altura para fazer um boneco. Impressionante! Passei a tarde toda passeando porque não queria perder nada da, talvez, única neve do ano. Infelizmente no meio da tarde a neve cessou e no fim da tarde já começou a derreter, e provavelmente amanhã de manhã já não sobre muita coisa.

Bueno, esta foi minha semana. Finalmente atualizei o blog e enfim vou começar a estudar. Daqui por diante vou fazer um esforço grande para atualizar o blog pelo menos semanalmente. Desculpas pela demora desta vez! As fotos do Festival de Cultura Internacional e da neve já estão no orkut. Fui!

2 comentários:

  1. Wow!!!
    Deve ter sido muito legal! Ano que vem tu já inscreve comunicação nesse tal de encontro internacional aí e pega um papelzinho (sabe que eles ainda são muito importantes). Quanto a Ópera... quanto tempo ela durou? Tinha vendedor de pipoca e cachorro quente passando entre as cadeiras?
    Ah.. e consigo imaginar tu brincando na neve com um sorrisão de orelha a orelha com uma clareza impressionante!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Rubens Andrade (Ceará)1 de novembro de 2009 às 17:29

    muito maaaassa as fotos!!!!
    tbm tenho vontade de conhecer a neve... deve ser mto massa....
    abração cusco!!!!!

    ResponderExcluir