Eu já escrevi que a neve que caiu ontem foi realmente incomum, e hoje tive a confirmação com minha professora. Ela disse que quando neva (se nevar) em Beijing é em dezembro, quando está muito frio, e cai poucos centímetros de neve. A neve quue caiu ontem foi equivalente ao que neva o ano inteiro, portanto o pessoal realmente se impressionou.
Maaaas... tudo tem um motivo!
--------------------------------
Texto da Cláudia Trevisan, disponível em http://blog.estadao.com.br/blog/claudia
A NEVE ARTIFICIAL - 01/11/09
O calendário diz que ainda estamos no outono, mas Pequim amanheceu hoje coberta de neve. A temperatura caiu abaixo de zero e os moradores tiraram seus pesados casacos do armário antes do tempo. Todos estranharam a quantidade de neve que caiu durante a manhã, muito maior do que a registrada no auge do inverno, mas o mistério foi esclarecido à tarde: o Escritório de Modificação do Tempo de Pequim informou que havia utilizado produtos químicos para intensificiar a tempestado, com o objetivo de amenizar a seca que atinge a região norte do país.
Sim, Pequim tem um departamento governamental responsável pela modificação do tempo, o mesmo que garantiu um impecável dia azul no dia 1º de outubro para as celebrações dos 60 anos da Revolução Comunista e um dia sem chuva na abertura da Olimpíada de 2008. Segundo Zhang Qiang, responsável pelo escritório, disse à imprensa oficial chinesa que as nuvens foram bombardeadas com 186 doses de iodeto de prata a partir das 8h da manhã de sábado. “Nós não vamos perder nenhuma oportunidade para provocar precipitações artificiais, já que Pequim está sofrendo com uma persistente seca”, afirmou. Pelos seus cálculos, pelo menos 16 milhões de tonadas de neve caíram sobre a cidade como resultado do bombardeamento das nuvens.
Artifical ou não, a neve tem um encanto irresistível, que arrasta crianças para guerra de gelo e leva adultos buscarem o melhor ângulo para suas fotos de “inverno”. Para quem nasceu em um país tropical como eu, é uma forte lembrança de que esta não é a minha casa.
--------------------------------------
Poisé, o PCC mais uma vez brincando de Deus, mas pelo menos dessa vez o motivo é bem melhor do que "limpar o céu para a comemoração dos 60 anos da república". Hoje o céu está limpinho, mas a temperatura gira em torno de 1º C. A neve ainda está por ai, mas derretendo rápido. Nos próximos dia a temperatura aumenta (eu espero). Hoje está mais frio que ontem, então ocorre um fenomeno interessante. A neve que caiu ontem começou a derreter já ontem, o que formou poças de água em vários lugares. Porém como hoje a temperatura diminuiu, as poças recongelaram, formando camadas de gelos escoregadiço (neve não escorrega). Tem que se ter cuidado ao passar perto das poças de gelo, senão o tombo pode ser feio.
Aqui no alojamento a calefação começou a funcionar enfim, mas é tão fraca que quase não faz diferença. Eu realmente espero que isto funcione melhor quando esfriar, por que senão a coisa vai ser bem feia. Mas até que estou aguentando bem. Fico contente de saber que os escandinavos, acostumados a temperaturas de - 15º C, estão sentindo tanto ou mais frio que eu (pelo menos reclamam mais), principalmente porque eles sempre têm temperaturas altas dentro de suas casas aquecidas na Europa, e eu acostumado com a (não) calefação riograndense, hehehehehe.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu tenho medo dos chineses...
ResponderExcluirOo
Que bizarro!! Não tem vários filmes e desenho q falam sobre super-vilões q alteram o clima p dominar o mundo...Noh
ResponderExcluir18 tipos de medo...
ResponderExcluir