sexta-feira, 28 de agosto de 2009

De como eu resolvi estudar Sinologia

Eu entrei no curso de licenciatura em História da Universidade Federal de Pelotas no início de 2004 e me formei no início de 2009. Desde antes de entrar no curso eu já tinha algum interesse na história da China, mas foi quando eu conheçi meu colega Rodrigo Cardozo, um interessado na história do Japão, que veio a idéia de estudar o assunto mais a sério.
Juntos nós montamos o Grupo de Estudos em Extremo Oriente, um grupo que reunia alguns alunos do curso para estudar a China, a Índia e o Japão. O grupo funcionou durante um ano e permitiu o estudo de um assunto que é simplesmente relegado pelos cursos de graduação em História: a história das civilizações asiáticas. Foi durante a preparação para o início das atividades do grupo que eu entrei em contato com o professor André Bueno, que seria futuramente o orientador do meu Trabalho de Conclusão de Curso. O André é praticamente um dos únicos brasileiros com doutorado na área de Sinologia, e foi ele quem me passou as primeiras leituras mais aprofundadas no tema. Caso alguém queira conferir o trabalho dele basta acessar o link "Projeto Orientalismo" na barra lateral.
Após o término das atividades eu direcionei meus estudos no curso para a história chinesa (assim como o Rodrigo foi para o lado da história do Japão), até enfim escrever o meu TCC sobre religião chinesa, sob a orientação do André. Quando fui fazer o projeto do meu TCC eu tinha dois assuntos em mente: religião ou sexualidade na China. Acabei optando pela religião em função de uma ótima cadeira optativa que eu assisti do professor Edgar sobre Antropologia da Religião.
Não sei exatamente porque eu resolvi estudar a China, talvez porque sempre me interessei pelo diferente, talvez por ser a civilização mais antiga ainda existente, talvez justamente por ser ainda pouco estudada por aqui, sei lá... O que sei é que a história da China é algo fascinante demais para ser tão pouco estudado no Brasil.

8 comentários:

  1. Olá Daniel,

    Tchê, eu mal vou na vendinha da esquina para comprar leite quando falta, imagina andar meio mundo assim... Boa sorte no teu projeto, continuarei acompanhando o blog.

    Rosendo

    ResponderExcluir
  2. E ai, cunha!!

    Legal teres a ideia de criar um blog!!
    Estarei sempre aqui...porq se depender do teu irmão, não vou saber nenhum detalhe da tua estadia por lá!hihih

    Curte bastante esse país tão diferente do nosso e volta c/ o diploma!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. uhuuu!!! malas prontas!muito legal poder te acompanhar nessa aventura por aqui! pena que é pra china, né? tanto lugar legal pra se ir! uahauhauhauhaua! brincadeira! estarei de olho na tua jornada, Marco Polo Gaúcho!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso aí cara, muitas coisas não tem razão pra escolhermos nessa vida bandida.
    Que a tua jornada renda excelentes frutos para o teu conhecimento de história!

    ResponderExcluir
  5. Espero que algum dia eu poste alguma coisa com a mesma animação que os demais. Por enquanto: faça valer. Te amo.

    ResponderExcluir
  6. E aí? Chegou? Chegou?? Como são as coisas aí?? Tudo invertido mesmo??? uhauahuahauhauhauha!!!

    ResponderExcluir
  7. Daniel, procurando sobre o assunto encontrei esse blog. O que descreve nesse texto é como me sinto. Sou formada já e no próximo ano estudarei história e seguirei a mesma linha que a sua, indo estudar Ciências da Religião focado no asiático, principalmente China. Pelos mesmos motivos que o seu, também não sei explicar.
    Gostaria muito de ter contato com você e com certeza utilizar de sua experiência para meus estudos.
    Gostaria muito de entrar em contato, se possível.

    ResponderExcluir